01/09/11

Jornadas Europeias do Património 2011

23, 24 e 25 de Setembro de 2011

O que são?
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora anualmente, um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível gratuitamente ao público.
.
Quem organiza?
São organizadas pelo IGESPAR - Instituto de Gestão do património Arquitectónico e Arqueológico que define o tema anual e convida as entidades públicas e privadas a associarem-se à iniciativa.
O tema de 2011 é "Património e Paisagem Urbana".
.
Fluviário de Mora
É uma das entidades convidadas pela organização para as Jornadas de 2011.
.
Programa do Fluviário de Mora
O edifício do Fluviário de Mora evoca o “monte alentejano” tradicional, branco e despojado, conceito leal ao contínuo natural da região do Concelho de Mora - Brotas, Mora, Pavia e Cabeção – que possui um precioso património paisagístico e ligação ancestral aos rios, sendo entrecortado pelas ribeiras Raia, Têra e Divor. As azenhas que ainda se podem encontrar ao longo da ribeira Raia, com o horizonte preenchido pelos montados de sobro e de azinho, encontram no Fluviário toda a sua expressão ao longo das galerias dedicadas aos ecossistemas dulciaquícolas. Sexta-feira, 23 de Setembro às 10:00 - 25/9 às 19:00.
Através da visita ao Fluviário de Mora e da visualização do documentário “Expedição Rivus: Viagem ao Planeta Fluviário” poderá ficar a conhecer muito mais sobre este grande aquário de água doce – o 1º da Europa – e partir “À Descoberta dos Bastidores”.
 .
  • I. Visita às exposições do Fluviário de Mora e aos bastidores com a actividade "À Descoberta dos Bastidores"
Requer marcação prévia.
Horário: 10H - 19H.
Preços: Bilhete + 8 € da actividade "À Descoberta dos Bastidores".
.
  • II. Visualização do documentário "Expedição Rivus".
Sem marcação prévia.
Horário: 17H.
Preços: A actividade é gratuita.

Os eventos estão disponíveis para os dias 23, 24 e 25 de Setembro de 2011 durante o horário indicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário