18/10/11

Concelho mais ocidental da Europa

Já alguma vez se perguntaram qual o concelho mais ocidental da Europa?
Se nunca o fizeram aproveitem a ocasião e façam no agora mesmo, entretanto os que já alguma vez pensaram sobre isto, podem verificar as vossas certezas.
De certo que muitos de vós vão identificar o concelho de Sintra, por associação ao Cabo da Roca (38° 46′ N 9° 30′ W) freguesia de Colares, distrito de Lisboa. No entanto este é o ponto mais ocidental de Portugal Continental.
O concelho mais ocidental da Europa chama-se Lajes da Flores e localiza-se na ilha das Flores, Açores. Esta ilha do grupo ocidental apresenta também o ponto mais ocidental da Europa, o conhecido Ilhéu do Monchique (39° 29′ N 31° 16′ W).
Em tempos em que a navegação era feita com base nos corpos celestes este ilhéu serviu como ponto de referência para acertar as rotas e verificar os instrumentos de navegação. É um enorme rochedo de basalto, constituindo os restos de um antigo cone litoral desmantelado pela erosão marinha.



Arrisco-me a acrescentar que para além da designação de concelho mais ocidental da Europa este é também dos concelhos mais bonitos de Portugal. Repleto de cascatas, lagoas e grutas possibilita a quem visita um sem fim de contemplações, ainda falando de fenómenos geográficos não podemos esquecer a famosa “rocha dos bordões”. Enormes colunas de basalto formadas pela solidificação rápida da lava ainda dentro do cone vulcânico. Depois da sua formação, os agentes erosivos talharam a grande pedra num conjunto de bordões. Constitui o mais importante acidente geológico deste aspecto e é único nos Açores.

Para muitos pode ser considerado “o fim do Mundo” no entanto, para quem se perde por estas verdes paragens e as contempla, consegue perceber a verdadeira dimensão desta “ilha do mundo à roda”, que só é pequena nos seus 141,7 km2. Segundo os recentes dados do INE este é o concelho que apresenta a taxa de população mais jovem de todo o território português.

Se continua entusiasmado e curioso por este concelho não pode deixar de conhecer “com os seus próprios pés”. As milhas que terá que percorrer são facilmente compensadas. A companhia aérea que voa para esta ilha é a Sata Air Açores e apresenta voos regulares. Pode também optar pela viagem de barco, ficando a conhecer a ilha também do lado de fora, tem a vantagem de poder exagerar na bagagem e até mesmo transportar o seu carro. O navio Express Santorini viaja pelas ilhas açorianas durante todo o verão. Com uma periodicidade semanal apresenta uma excelente oportunidade para aqueles que tem um orçamento mais limitado ou que gostam de viagens diferentes e alternativas.


Sem comentários:

Enviar um comentário