24/06/11

O presidente da Junta e o Munícipe

Valentim Silva, homem dos seus cinquentas, vigoroso e bonacheirão, trabalhador do campo desde que aprendeu a andar. Sempre de roupa de trabalho, mangas de camisa arregaçadas, a ver-se uma interior branca e suada e uns pêlos mais atrevidos a sair por fora, quiçá os que lhe faltam em cima…
.
Entra na sala da Junta de boina na mão, a rodar, inquieto.
- B’tarde, Eudócio. Como vais? A família? O teu paizinho?
- Boa tarde, Silva. Tudo a correr bem. O paizinho lá se vai aguentando. A idade não perdoa, sabes? E que fazes por aqui homem? - responde o presidente da Junta.
.
Amigos desde os tempos da escola, o tempo voltou atrás naquele segundo. Miúdos traquinas outra vez, de calções e camisola rota, a rodar o pião no adro da igreja, aos ninhos, em cima das árvores à chinchada, mais tarde juntos nos bailes atrás das raparigas.
Os olhos a brilhar com as recordações de infância.
Eudócio deixou-se ficar no negócio do pai, a serralharia, e acabou presidente da Junta, tal como o pai fora, no seu tempo. Valentim ficou no campo, como o pai. Vidas repetidas, enfim. Contrariamente à maioria dos rapazes que seguiram p'ra França e voltam nas férias, todos os anos, estes dois deixaram-se ficar na terra, seguindo o caminho dos pais, contempladores da paisagem e da vida.
.
- Preciso de fazer o cartão do cidadão, é que tenho que renovar a carta…É que fui ao Sabugal, já duas vezes e nada feito! – explica Valentim.
- Então?
- Pois que não conhecem a minha morada e dizem que não tenho código postal! Já perguntei ao Luís que me disse que usasse um qualquer aqui da vila que tanto lhe fazia.
Luís é o carteiro da vila, o único nos últimos 20 anos, desde que o Sr. Alcides se reformou.
.
- Pois claro! – afirma Eudócio.
- Nã senhor, voltei lá com um código que o Luís me disse e disseram-me que não servia. Que até existia o código, mas que a minha morada não existia. Disseram-me para ligar para a câmara ou para a Junta.
- Não tem lá a Cova dos Alqueides?! - à memória vem-lhe uma certa conversa com uma senhora de Lisboa...
- Mas se há mais de 100 anos que a minha família mora na Cova dos Alqueides! Eudócio, tens de lhes ligar a dizer que conheces a minha morada. - pedem os olhos de Valentim constrangido com esta dificuldade que lhe atrapalha o sossego da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário