23/05/12

Com a cabeça no ar....

Desde tempos imemoriais que o Homem trás a cabeça no ar, não havia GPS mas as estrelas não deixaram os navegadores perderem-se pelo mundo fora, da Índia ao Brasil talvez uns pequenos erros de cálculo, mas eram problemas com a degradação do sinal, nessa altura não seriam os militares americanos, mas quiçá, os extraterrestres :)!!!
Eu própria, pequenina, lembro-me de observar com fascínio o céu estrelado. Na minha cabeça não passavam ainda fórmulas matemáticas que aprendi depois na faculdade, tudo não passava então de pura magia. E o que recordo com mais saudade e grande angústia, por não ter voltado a ver, uma enorme chuva de estrelas que observei na Praia de Porto Dinheiro, tinha então 20 anos....E não, não estava sobre o efeito de nada.

Aconselho a todos que arranjem disponibilidade para o evento seguinte, promovido pela Ciência Viva.


Nos próximos dias 9 e 16 de Junho, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva promove um Ateliê de Introdução à Astronomia.
Este ateliê tem a duração de 10 horas e destina-se a todos os interessados em conhecer o céu nocturno e o universo, através de sessões teóricas e práticas de observação por telescópio.
Será uma boa oportunidade para descobrir mais sobre os planetas, estrelas, nebulosas e galáxias, com a orientação do astrónomo José Augusto Matos da FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro.
Os participantes poderão trazer o seu telescópio.

Calendarização:
9 de Junho | 15.00 às 19.00
16 de Junho | 15.00 às 19.00 | 21.30 às 23.30


Local: Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva (Parque das Nações, Lisboa)

Inscrição: 35 euros (inscrição obrigatória)

Duração: 10 horas

Condições de participação: idade mínima de 16 anos (não são necessários conhecimentos prévios de Astronomia). No final será atribuído um certificado de participação e material de suporte.

Mais informação no endereço do Pavilhão do Conhecimento.

PROGRAMA:
9 de Junho – das 15h00 às 19h00
- O que podemos ver no céu
- Distâncias em astronomia
- O sistema solar, as estrelas e a galáxia
- Os telescópios e a astronomia amadora

16 de Junho – das 15h00 às 19h00 e das 21h30 às 23h30
- A esfera celeste
- Os movimentos do céu
- Ferramentas para observar o céu
- O Sol e o zodíaco
- Observação em geral

Sem comentários:

Enviar um comentário