15/01/13

Estagiário - Engenharia Geográfica

Estagiário - Engenharia Geográfica (m/f) (14-01-13)

Entidade privada com capitais públicos encontra-se em fase de recrutamento de um Estagiário para a área de edição e análise de redes, em ambiente SIG.

Descrição da Função:
Integrando na área de edição e análise de redes, em ambiente SIG, o Estagiário terá como funções: 
- Edição geográfica e alfanumérica de redes, com segmentação dinâmica;
- Controlo de qualidade geográfica de dados de rede;
- Produção automatizada de mapas temáticos rodoviários, em templates normalizados;
- Modelação e geração de redes matriciais O-D, compreendendo várias restrições e condicionamentos;
- Associação de metadados à informação geográfica, segundo o Anexo I da Diretiva Inspire.

Requisitos:
Escolaridade: Licenciatura em Engenharia Geográfica
Experiência Profissional: Não especificada
Idade: Não especificada
Bom relacionamento Interpessoal
Conhecimentos informáticos na óptica do utilizador das aplicações correntes, bem como de software específico de CAD e SIG
Sentido de iniciativa, autonomia e responsabilidade
Conhecimentos de AutoCad Map 3D 2010, 2011 ou 2012 e ArcGis Desktop Standard (versão 9.2, 9.3 ou 10) com a extensão Network Analyst
Experiência nas áreas de Cartografia e de SIG

Oferece-se:
Duração do Estágio: 8 Meses
Seguro de Acidentes de Trabalho
Subsídio de Refeição - 6,41€/dia de estágio
Subsídio Mensal de Estágio - 419,22€

Local:
Almada

Entrada:
Entrada Imediata

(publicado em http://www.empregosonline.pt a 13-01-13)
Ver fonte aqui

09/01/13

Tribike, já conhece esta original prova de bicicletas?



O TRIBIKE, é um desafio diferente e inovador lançado pelo Montanha Clube e direccionado para todos os adeptos das bicicletas, quer sejam amantes de Cross Country, Downhill ou Estrada. Considerado por muitos como o evento mais original do mundo das bicicletas, está agendado para 27 de Janeiro de 2013 a 3ª edição do desafio que pretende consagrar os atletas mais completos no panorama do ciclismo.


Fotografia: Anabela Fotos
 

Fotografia: Anabela Fotos


Esta competição de bicicletas está repartida em 3 modalidades Estrada, Downhill e Cross Country, sendo que existem 3 percursos, um para cada modalidade.

As participações podem ser por equipas (de 3 elementos) ou para os mais corajosos “a solo”. Sendo que o atleta fará sozinho as três modalidades.
A competição inicia-se em simultâneo para a etapa de Ciclismo, que ruma ao ponto mais alto da Serra da Lousã, o Trevim, num total de 26 km, aqui o atleta passará o “testemunho” para o parceiro de equipa de Downhill, que irá descer por alguns dos mais espectaculares trilhos desta vertente. No sopé da Serra está desenhado o último percurso de Crosscountry, exigente mas ao mesmo tempo divertido.

Os atletas que desempenharam esta dura tarefa na categoria a solo, fazem exactamente o mesmo percurso, mas sem a transmissão de testemunho. Naturalmente será vencedor o primeiro atleta/equipa a cortar a meta. Os referidos percursos totalizam 60 Kms.

Rúben Almeida a solo tem mostrado também aqui o completo atleta que é, ele que venceu as duas edições anteriores a solo com tal, não poderia deixar de ser considerado o principal candidato à vitória em 2013.

O Montanha Clube prima pela organização de Eventos inéditos, conseguindo sempre cumprir o seu objectivo que é proporcionar a atletas e espectadores eventos diferentes exigentes e bem organizados. Por isso são muitos os que se deslocam a esta Serra para acompanhar estas provas, não deixe de assistir ou participar, para os amantes de fotografia desportiva tem aqui o enquadramento ideal.



Refúgio no Xisto

Serra da Lousã - Candal

N40° 4.9237', W008° 12.2328'

Telemóvel: 91 930 35 85

03/01/13

Refúgio no Xisto


O Refugio no Xisto é um antigo palheiro reconvertido em casa de fins-de-semana/férias. Inserido em plena Serra da Lousã, na aldeia do xisto do Candal. Oferece a todos os que o visitam a possibilidade de um contacto profundo com a natureza no seu estado mais puro. O ambiente é relaxante e simples, aqui o tempo não é dono das vontades e a palavra de ordem é privacidade.

Situada à beira da Estrada Nacional, esta é a única aldeia com “bons” acessos, tenha isso em atenção, mas não deixe de visitar as redondezas, esta aldeia apresenta também uma loja de artesanato um café e uma empresa de animação turística dedicada a caminhas no xisto, se decidir participar em alguma delas, fique de olho nas amoras, grandes, doces deliciosas e de certo as mais biológicas que alguma vez provou!

A aldeia do Candal à semelhança das outras aldeias do xisto, cresceu de forma irregular ao longo das ribeiras existentes, as casas são pequenas e estão encavalitadas, as ruas são estreitas e sinuosas, como que a fazer lembrar pequenos labirintos de xisto. É frequente perder-se nestas ruas e acabar por entrar em terreno “alheio”.
Sendo esta uma aldeia que cresce numa encosta, os socalcos são imagem de marca, erguidos com bravura e coragem pelos serranos que ali viveram, para segurar a preciosa “terra”, que lhes permitia levar a cabo uma agricultura difícil. É num destes socalcos, agora transformado em pequeno terraço, que pode desfrutar de uma vista magnífica, para a Serra da Lousã e restante aldeia. Aqui não pode perder o momento onde o sol se esconde por detrás das montanhas, sendo esta a última casa despedir-se dele, poderá gozar de uns momentos só seus.
Neste refúgio sentimo-nos totalmente inseridos no ambiente serrano, as visitas dos veados, javalis e esquilos são constantes, mas não tenha medo! Estes animais apesar de muito dóceis, são bastante esguios, deixam-se avistar mas não gostam de se aproximar. Existe até o conhecido “veado do Candal”, um bicho já velho de hastes bem grandes e pêlo escuro, que anda sempre por ali sem se afastar muito.

Pernoitar nestas casas é reviver os tempos idos dos nossos antepassados, é sentir um património arquitectónico com anos de história. Apesar das limitações destas habitações estamos equipados com o necessário, para que passe uns dias tranquilos, com o maior conforto. A habitação é composta por dois pisos, sendo no piso inferior a casa de banho e cozinha, esta composta por cilindro para aquecimento de água, mini - frigorifico, micro-ondas, fogão de dois bicos e fogão a lenha, para os dias frios. O piso superior é uma divisão ampla que funciona como quarto/sala, apresenta uma cama de casal e um sofá – cama. A ligação interior é feita por uma escada em caracol, assente na rocha de xisto que já existia.
Quando nos visitar no Inverno, não pode deixar de vir equipado para o frio ou até neve, as temperaturas variam entre os 9º e 11º. No verão não pode perder os banhos de cascata ou nos ribeiros e piscinas naturais de águas límpidas e frescas, só assim se refresca porque os verões são quentes.
 
Refúgio no Xisto

Serra da Lousã - Candal
N 40° 4.9237', W 8° 12.2328'
Telemóvel: 91 930 35 85