23/05/11

O Presidente da Junta

Trim! Trim! Toca o telefone na junta. Faz eco na sala vazia.
O barulho estridente do telefone desperta a funcionária dos seus pensamentos, esta, dada a falta de utentes, aproveitava o momento para ouvir as notícias na rádio local e fazer um pouco de renda. Já é a terceira que começa, este ano, o padre é novo e precisa com certeza de umas rendas novas nos seus sofás e ainda há-de bordar uma toalha de linho para o altar. Nada a prepara para o que aí vem....

- Bom dia, o senhor Presidente estaáá.? - diz a voz do outro lado.
- Bom dia, o Senhor Presidente não está, em que posso ajudar? - diz pousando a renda cuidadosamente, não vá cair a agulha.
- As vossas ruas tem placas ou não? Haverá alguma coisa a identificar a Barraca do Costa? - perguntam do outro lado.

Não faz muito sentido, de que placas estará a senhora a falar, parece a voz de pessoa adulta, não deve ser uma brincadeira dos miúdos, até porque estão na escola a esta hora. Só se for o Joaquim Castelo que falta às aulas desde que o pai emigrou para a França... - Nã, é voz de mulher. - pensa de seguida.

- Pode dizer-me em que rua começa e acaba a Barraca do Costa? E isso não é topónimo? E conhece a Travessa do Forno? Sabe dizer-me onde começa? E chama-se mesmo assim ou chama-se Travessa do Corno? - diz a voz cada vez mais insistente.
- Não conheço não senhora, só se falar com o Senhor Presidente... - responde, a tentar despachar a voz, porque a Dona Florinda entretanto chegou e vem levantar a licença de caça do Sr. Zé.
- Pode dar-me o contacto do Senhor Presidente? - insistem.
- O Senhor Presidente está a partir das 17 h. Pode ligar mais tarde por favor. - olha para a Dona Florinda que lhe faz sinal que está com pressa, tem de ir abrir a venda.
- Só a partir das 17 h! Então um utente tem um problema e o Senhor Presidente não está! Então quem é responsável? Passe-me ao responsável que eu preciso de uma resposta agora.

Pousa o telefone e vai atender a Dona Florinda. Do outro lado continuam a vomitar questões...

1 comentário:

  1. Brilhante!
    Um excelente exemplo do chamado "Realismo Toponímico"!
    Fico a aguardar impacientemente a chamada que o Senhor Presidente atendeu às 17h em ponto ...

    ResponderEliminar