07/11/11

3D - a última fronteira !

WORKSHOP
Fotogrametria e Varrimento por Laser
Métodos, Tecnologias e Aplicações

18 de Novembro de 2011 - 14h30 - Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa
Organização do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica


Representar o mundo a 3D é a última fronteira.
Com o desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas, desde câmaras digitais e equipamento informático, o impensável é agora possível!
E mais, com estes meios ao alcance, a realidade temporal é agora fácil de fixar e comparar, permitindo importantes estudos estruturais.

A Fotogrametria e Varrimento por Laser (laser scanning) são métodos para a extração automática de informação tridimensional a partir de imagens, conhecidos como “image matching”.

O laser scanning tem criado uma verdadeira revolução na aquisição de informação a 3D, não só a nível dos levantamentos topográficos, como em levantamentos arquitectónicos, forenses, no inventário florestal, na monitorização de deformação de estruturas, modelação 3D, e até mesmo como uma ferramenta de marketing, entre muitas outras aplicações.

Neste workshop vão ser abordados temas como a modelação tridimensional e projectos de monitorização, ilustrando a flexibilidade e as suas vantagens perante determinadas condicionantes. As apresentações na área do varrimento por laser concentrar-se-ão nos princípios fundamentais para a aquisição de informação 3D, quer através de sistemas aerotransportados, quer por sistemas terrestres fixos ou móveis.


Taxa de inscrição
Membros da OE: inscrição gratuita, mas obrigatória
Não Membros da OE: 10,00 €

Programa e mais informações aqui


fontes informação: http://www.ordemengenheiros.pt/
http://www.forumpatrimonio.com.br/view_full.php?articleID=136&modo=1

Sem comentários:

Enviar um comentário