17/11/11

(Des)acordo Ortográfico

“Num ato heroico viajamos em direção ao norte pela autoestrada A1!”
Numa primeira leitura poderemos pensar que a frase encontra-se escrita com erros ortográficos, mas na verdade está escrita segundo as novas regras do acordo ortográfico.
Como vemos, algumas palavras irão mudar, mas apenas na linguagem escrita não estando previstas quaisquer alterações em nenhum aspecto da língua falada.
O acordo ortográfico foi assinado entre 8 países de língua oficial portuguesa, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com os objectivos de facilitar o ensino da língua portuguesa, promover a aprendizagem, aumentar a visibilidade e reduzir os custos financeiros relativos à edição de diferentes variantes.
Ao alfabeto foram acrescentadas 3 consoantes, o K, W, e Y sendo agora constituído por 26 letras, que se utilizaram entre outros casos, em nomes Geográficos como Kuwait, Malawi.
Analisando a frase de apresentação, vimos que se eliminam as sequências cc, cç, ct, pc, pç e pt em consoantes que não se pronunciam. Por isso, tenha cuidado quando tomar uma direção mesmo que esteja convicto! Conservam-se as escritas c e p que se pronunciam, a dupla grafia também é aceite em palavras como dicção, aspecto, súbdito. Suprime-se com ditongo oi nas palavras graves com acentuação na penúltima sílaba – heróico.
O hífen desaparece nas formações por prefixação e recomposição em que o prefixo ou pseudo-prefixo terminar em vogal e o elemento imediatamente a seguir começa por vogal diferente daquela, na autoestrada por exemplo.
Suprimem-se acentos agudos e circunflexos das palavras homógrafas. O uso é facultativo na 1ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo dos verbos regulares da 1ª conjugação (terminados em ar), é o caso de viajámos ou viajamos.
Os pontos cardeais também sofreram alterações, é obrigatório o uso de minúsculas, excepção para quando usar abreviaturas, assim, se ficar sem norte terá que escreve-lo em “pequenino”!
O acordo ortográfico entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2012 (os meses e as estações do ano também passam a ser em letra minúscula).
Todos os organismos públicos irão adoptar o novo acordo ortográfico e carece de um período de convivência de 6 anos, portanto até 2015 poderá usar as duas formas de escrita.
Boa viagem!
By Karel – a menina dos mapas

fonte imagem:
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/acordoortografico/u1a1.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário