21/11/11

Ruas que fizeram História - António Sarmento


António Fernandes Cohen Sarmento, natural da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima (Lisboa). Era filho do Jornalista José de Matos Sarmento de Beja, natural de Coimbra e de Maria del Pilar Manuela Cohen y Muñoz, natural de Madrid (Espanha) e irmão da grande actriz Carmen Dolores.


Possuía os Cursos dos Liceus, da Escola Elementar dos CTT, de Arte de Dizer e de Representar do Conservatório Nacional de Teatro de Lisboa.


Funcionário dos CTT, foi 2º Oficial do Quadro da Exploração, tendo entrado para os Serviços em Setembro de 1932.


Entrou como discípulo em várias peças teatrais, estreando-se em 1942 na Lenda dos Sete Cravos, no Teatro da Trindade. Após a conclusão do seu Curso, fez parte de diversas Companhias, tendo percorrido a província e actuando em todos os Teatros lisboetas. Ultimamente pertenceu ao elenco do Teatro Ginásio, contracenando com Alves da Cunha, Lucília Simões, etc.


Colaborou na ex-Emissora Nacional, no Rádio Clube Português, Rádio Renascença, Rádio Peninsular, etc.


Deixou colaboração espalhada por diversos jornais e obteve o 1º Prémio de Concurso do Conto no suplemento do jornal O Século: Pim-Pam-Pam, em 1942, e menções honrosas em diversos Jogos Florais promovido pelo Diário de Notícias, Ateneu Comercial de Lisboa, Jornal de Notícias, do Porto; 1º Prémio no Concurso Literário «Jogos Florais das Férias», do Diário Popular, em 1950, na modalidade de quadra popular.

Fonte. “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira” (Volume 27, Pág. 746)


por Manuel Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário