O nosso pequeno país tem, por pouco tempo, 4260 freguesias divididas por 308 municípios, concentrados em 18 distritos e 2 regiões autónomas. Lá para o final do ano, a seguir às eleições autárquicas serão apenas 3092 freguesias, 308 municípios, 18 distritos e 2 regiões autónomas.
A princípio pensei que era a possibilidade de se resolverem imbróglios de partilhas e disputas entre freguesias, algumas já com barbas, algumas mesmo bravas e com direito a tempo de antena e tudo. Boa ideia. E sim, algumas desaparecerão, mas também muitas surgirarão porque nenhuma localidade quer ficar como menos importante.
A reorganização fez-se em função, maioritariamente, da agregação de freguesias e em alguns casos, poucos, houve alterações aos limites territoriais. Salve-se a capital e o município da Amadora que ainda antes de ser obrigatório já tinham feito o seu trabalho de casa e esses sim fizeram um trabalho exemplar a todos os níveis, os limites passam a refletir os grandes eixos estruturantes como vias rápidas e linha de caminho de ferro e tiveram em conta a divisão das infraestruturas urbanas de apoio às populações, como centros de saúdes, escolas, etc., e por outro lado adoptaram novos nomes, todos bastante simpáticos e que não envergonham ninguém.
Passou-me pela cabeça que essas em alguns limites que não tem direito a disputa mas que tem uma delimitação por marcos com dificuldade de identificação e com a propriedade de facilmente se eclipsarem, tipo estremas de terrenos e árvores seriam simplificados por estradas, por exemplo. Seria uma boa ideia pensei, mas não aconteceu, ou seja, muitos continuarão a entrar em casa por uma freguesia e a dormir na outra.
Por fim, o problema das designações de freguesias, pensei que algumas infelizes iriam desaparecer, como Rio de Galinhas, Rio Mau, Sarilhos Pequenos, Buraca, Vila Cova de Carros, Várzea Ovelha e Aliviada, Pombeiro de Ribavizela, etc, mas o que acontece é que não havendo consenso entre os pares, o nome será «União das Freguesias» seguido das denominações de todas as freguesias anteriores que nela se agregam o que na maioria dos casos vem piorar o problema e veio trazer autênticos comboios de letras que não caberão em nenhum impresso com registo de morada, ora veja-se o exemplo:
União das Freguesias de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto)
"apenas" 22 palavras, 117 caracteres, 138 contando os espaços !!!!!!!!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário