24/07/11

Como surgem os nomes das ruas?

Atrás de um nome de rua haverá sempre uma história?...

A 26 de Janeiro de 1913, avistou-se o primeiro avião a cruzar os céus da Amadora.  Por iniciativa da Liga dos Melhoramentos da Amadora, um aviador francês, Alexandre Théophile Sallés, tentou aterrar um avião BLÉRIOT XI, mas o avião teve um acidente na aterragem, perante a multidão ficando inoperacional.  Foi consertado na na oficina de espartilhos da Amadora Santos Mattos e ao fim de 8 dias estava pronto a levantar voo.

Quatro anos depois, a 18 de Março de 1917, novamente a liga dos Melhoramentos da Amadora, volta a organizar um festival aéreo, nos terrenos onde está actualmente a Academia Militar e desta vez aterram na Amadora o tenente António Caseiro e Sacadura Cabral.

O campo de futebol que serviu para aterraram os aviões, foi em 1919, por indicação de António Cardoso Lopes, para a instalação do Grupo de Esquadrilhas de Aviação da República. Foi a primeira unidade de aviação de Portugal.

Durante cerca de um quarto de século, partem da Amadora algumas das mais importantes viagens da aviação nacional. Por exemplo: a tentativa de ligação à ilha da Madeira por parte de Sarmento Beires e Brito Pais, em 1920 a bordo de um Breguet; a viagem a Macau com  Brito Pais, Sarmento Beires e o mecânico Manuel Gouveia,em 1924  noutro BREGUET; o voo a Goa, com Moreira Cardoso e Sarmento Pimentel, em 1930; o voo de Carlos Bleck e Humberto da Cruz à Guiné e Angola, em 1931 e a viagem de ida e volta do Dilly, a Timor, com Humberto da Cruz e António Lobato, em 1934.

Mas os aviões iam evoluindo e crescendo de tamanho.

Em 1938, o grupo de esquadrilhas  de aviação foi extinto, a dimensão dos novos aviões não se coadunava com a já exígua pista da amadora e deficiências da pista de terra batida. Os GEAR (Grupo de Esquadrilhas da Aviação da República) foram transferidos para Tancos.



Fontes: Homens e Aviões na História da Amadora, M. Lemos Peixoto, Ed. CMA
             História da Amadora de José Ruy, Editora Âncora




Ninguém estranhará então que na Amadora tenha encontrado os seguintes topónimos relativos à aviação:

Praceta Manuel Gouveia
Praceta Sacadura Cabral
Rua Gago Coutinho
Rua Moreira Cardoso
Rua Pais de Ramos
Rua Sargento Ajudante Manuel António
Rua Sarmento Beires

Fotografias: http://restosdecoleccao.blogspot.com/2010/06/raid-lisboa-macau.html

Sem comentários:

Enviar um comentário