A 26 de Janeiro de 1913, avistou-se o primeiro avião a cruzar os céus da Amadora. Por iniciativa da Liga dos Melhoramentos da Amadora, um aviador francês, Alexandre Théophile Sallés, tentou aterrar um avião BLÉRIOT XI, mas o avião teve um acidente na aterragem, perante a multidão ficando inoperacional. Foi consertado na na oficina de espartilhos da Amadora Santos Mattos e ao fim de 8 dias estava pronto a levantar voo.
Quatro anos depois, a 18 de Março de 1917, novamente a liga dos Melhoramentos da Amadora, volta a organizar um festival aéreo, nos terrenos onde está actualmente a Academia Militar e desta vez aterram na Amadora o tenente António Caseiro e Sacadura Cabral.
O campo de futebol que serviu para aterraram os aviões, foi em 1919, por indicação de António Cardoso Lopes, para a instalação do Grupo de Esquadrilhas de Aviação da República. Foi a primeira unidade de aviação de Portugal.

Mas os aviões iam evoluindo e crescendo de tamanho.
Em 1938, o grupo de esquadrilhas de aviação foi extinto, a dimensão dos novos aviões não se coadunava com a já exígua pista da amadora e deficiências da pista de terra batida. Os GEAR (Grupo de Esquadrilhas da Aviação da República) foram transferidos para Tancos.
Fontes: Homens e Aviões na História da Amadora, M. Lemos Peixoto, Ed. CMA
História da Amadora de José Ruy, Editora ÂncoraNinguém estranhará então que na Amadora tenha encontrado os seguintes topónimos relativos à aviação:
Praceta Manuel Gouveia
Praceta Sacadura Cabral
Rua Gago Coutinho
Rua Moreira Cardoso
Rua Pais de Ramos
Rua Sargento Ajudante Manuel António
Rua Sarmento Beires
Fotografias: http://restosdecoleccao.blogspot.com/2010/06/raid-lisboa-macau.html
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